Início > Meus projetos > Utilizando a Bees Shield em uma Arduino Mega

Utilizando a Bees Shield em uma Arduino Mega

Estive um pouco atarefado por esses dias mas acabei arranjando um tempinho para brincar novamente com meu singelo projeto de automação.

Não sei se todo mundo conhece mas existe uma shield que permite o uso de dois dispositivos da série Bee do Seeedstudio em uma Arduino Duemilanueve ou Uno. 

Como a Arduino Mega é uma Duemilanueve/Uno com mais pinos, esse shield funciona 100% com ela, porém, como ele considera o uso em uma Arduino com apenas uma serial (a serial compartilhada com o FT232), o shield possui algumas formas elegantes (ou quase) para se usar dois dispositivos com comunicação serial. A primeira bee é ligada diretamente a serial da Arduino, mas o shield possui uma forma interessante de lidar com essa serial. Ele possui uma chave que permite ligar a Bee ao ATMEGA da Arduino ou ao FT232, permitindo assim enviar comandos serial diretamente, sem a necessidade de fazer isso via sketch. A outra Bee é ligada a dois pinos digitais escolhidos via jumper na própria shield. Para comunicação com essa Bee, é necessário o uso da biblioteca NewSoftwareSerial, permitindo fazer que dois pinos digitais se tornem mais uma serial.

Interessante a forma de lidar com a serial do shield mas eu tenho uma Arduino Mega com 4 portas serial, por que eu iria depender de formas elegantes sendo que posso usar essas portas? Foi ai que dei início ao processo de “hacking” do shield. Queria a forma menos destrutiva possível para mexer nele, foi ai que lembrei de um protoshield mega que tinha guardado aqui em casa. Foi ai que pensei: “Porque modificar o shield se posso fazer um outro shield para adaptá-lo?”. A ideia me pareceu nada prático a princípio, mas lembrei que queria incluir um LCD 20×4 no projeto da central de comunicação então a ideia de incluir mais um shield não seria ruim.

 A princípio, pensei em como ligar as bees às portas da Arduino. A forma mais simples que encontrei foi manter a shield intacta e mexer apenas na protoshield, o que me levou a isolar os pinos que vinham da Bees Shield não deixando chegar na Arduino. A primeira bee se conecta diretamente aos pinos 0 e 1 (TX e RX da Serial0), então cortei eles na parte debaixo da protoshield impedindo-os de chegar a Arduino, e então soldei dois fios e fiz um jumper até a Serial1. Para a segunda Bee, decidi usar os pinos 2 e 3, cortando eles da mesma forma que o 0 e 1, e soldando um jumper até a Serial2. Assim, preciso sempre deixar o jumper na Bees Shield configurado para usar esses pinos. A foto ao lado mostra os pinos cortados e os jumpers.

E assim o hack na shield está completo, depois disso bastou soldar o conector para o LCD e seus pinos.

Fiz uns testes bem básicos no Bluetooth Bee mas nada muito complicado, apenas um teste de pareamento e configuração inicial. Em breve passo um breve tutorial de como utilizar o módulo bluetooth da Bee.

 

Por enquanto fiquem com a imagem do resultado final com tudo montado na Arduino: LCD, Bluetooth e Xbee:

Anúncios
Categorias:Meus projetos
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: